~~~ Pensamentos do Dia~~~

"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Dalai Lama








domingo, 4 de abril de 2010

4ª Questão: Como Enfrentar Um Namoro a Longa Distância?




Esta pergunta foi feita pela usuária VampiraTaty, obrigada pela sua participação VampiraTaty, a Dra.Sumpter responderá à sua pergunta.


Cara VampiraTaty,


Um namoro à distância é sem dúvida uma situação um tanto ou quanto dramática. É preciso estar-se ciente daquilo que realmente se quer e se pretende com esta relação. É preciso acima de tudo haver muita confiança naquela pessoa que está longe, e também confiança em nós próprios.

Numa relação distante, os primeiros problemas a enfrentar, são sempre entre os seguintes princípios:

- A insegurança;
- A desconfiança;
- Os ciúmes;
- O "Enfrentar".

Começaremos pela primeira.


- A Insegurança:

* Leva geralmente a pessoa duvidar do seu companheiro mas principalmente de si própria. Uma pessoa que não está segura, por qualquer uma das partes, raramente transparece segurança ao seu parceiro, e assim, momentaneamente, à sua relação. Tornando-a assim, instável.

~ A Insegurança gere de muitos princípios. De muitas dúvidas. Que pouca gente entende de onde vêem ou como nasceram. Mas a verdade é que estão lá. Perguntando constantemente à nossa cabeça, se é aquilo que queremos, se não estaremos a perder nada, entre outras.

~ Poucas são as maneiras de fugirmos à falta de segurança. Pois uma relação ausente, é uma relação instável, e a falta de união por parte dos seus parceiros, alarga a sua saudade. Saudade esta, que transparece sob dúvidas que muitas vezes não entendemos.

~ No entanto, se ambas as partes estão seguros, tanto daquilo que sentem, como daquilo que pensam, então, devem acreditar que a sua relação terá um futuro propício. Desde que, claro, não falhem a nenhum dos próximos princípios (desconfiança, ciúmes e "Enfrentar").


Prosseguindo,


- A Desconfiança:

* Começa geralmente por nós próprios. Sendo que normalmente, somos os primeiros a duvidar o que estará a acontecer do outro lado. A falta de confiança numa relação, qualquer uma, é devastadora. É necessário momentos para a destruir, e anos para a repor. Numa relação a longa distância, caso a confiança se propague, será ainda mais rápida a maneira como se espalha do que uma relação nomeadamente "normal".

~ A Confiança no nosso parceiro é essencial. Pois é confiantes que seguimos com a nossa relação, e, se suscitamos com muitas dúvidas (Manifestação de Insegurança), precisamos nos sentir confiantes para prosseguir, e deixar toda a insegurança e essas pequenas dúvidas que nos atormentam de lado.

~ Se, por outro lado, não nos sentirmos confiantes com a relação, será devastadora o efeito que a insegurança terá, e por conseguinte, a desconfiança. Que levanta por sua vez, várias dúvidas assim como a anterior (O que estará o parceiro a fazer? Será que não tem saudades minhas?).

~ Devo dizer, que, as saudades devem ser definidas desde o principio como "SAUDADES" e não como "INSEGURANÇA ou DESCONFIANÇA", pois se assim acontecer, é meio caminho andando para esta relação chegar ao fim.


E, como se não bastasse tantas dúvidas, ainda nos falta algo que nos vai sempre atormentar, levando nos assim, ao 3º princípio:


- Os Ciúmes:

* Os ciúmes manifestam-se pelos dois anteriores, a insegurança, e por sua vez, a desconfiança. Como ambos os parceiros se encontram afastados, é difícil garantir, maior parte das vezes, o que está uma das partes a fazer, e com quem está. Este nível de dúvida, atormenta-nos o psicológico (Devo avisar, não há nada [mais ou menos nada...] mais forte em nós, que o nosso psicológico), atormenta sim, de tal maneira, que se não soubermos lidar com este sentimento, sem dúvida, irá maçar o seu parceiro com questões, desconfianças, inseguranças, e ciúmes, que levarão sem dúvida alguma, a sua relação ao fim.

~ Os ciúmes geralmente nascem com pequenas coisas. Este sentimento, difere, de pessoa para pessoa. E se propaga e manifesta também, diferentemente.

~ A única maneira de o evitar, é garantindo a sua posição desde o início. Obedecendo aos 3 princípios. Ser SEGURO. Ser CONFIANTE. E aprender a ser transparente, de modo a evitar os ciúmes, seus, e por parte do seu parceiro.

~ Confirme a sua posição, o que está a fazer, e seja sincero, quando diz, as saudades ter.



Estes 3 princípios, quando dominados, fortalecem qualquer relação. Mesmo, uma relação distante.

Mas, falta o nosso último princípio.


- O "Enfrentar":

* Enfrentar designa-se por enfrentar os seus verdadeiros sentimentos. CONFIRME que ama aquela pessoa e não necessita apenas da atenção dela. Enfrente a responsabilidade que é, amar e ser amado.

Aprenda a amar, e a ser amado.

Aprenda a ENFRENTAR os 3 princípios desde o início e dominá-los.

Aprenda a confiar em si, e no outro.

Aprenda a demonstrar correctamente o seu receio, em vez de duvidar e criar desconfianças.


Quando tem uma dúvida, demonstre-a correctamente, seja directo, sem que isso magoe a outra pessoa. Lembre-se que antes esclarecer as suas dúvidas que criar inseguranças, ou desconfianças ou mesmo, ciúmes.

Aprenda a lidar com a Saudade. Demonstre-a carinhosamente e não drasticamente.

Aprenda a fazer algo mais da sua vida, não sobrecarregando apenas uma das partes.




É. É sem dúvida uma situação dramática, uma relação distante. Mas lembre-se que apenas aquele, que verdadeiramente sente e está confiante de si, domina, todos os seus sentimentos.


Ame-se para ser amado.

Sinta verdadeiramente, que é o sentimento que nos movimenta e não o pensamento.

É o que somos, que nos faz diferentes.


E hoje:



Recorde-se: O nosso coração é quem nos guia. E por muito forte que seja o seu psicológico, simplesmente, supere-o.



- Espero ter esclarecido a sua dúvida, cara VampiraTaty, mais uma vez obrigada pela sua participação.


_:::: Agradeço que comentem as questões ou enviem e-mail quando sentiram que algo faltará para dizer ou a resposta não esclarecer de todo a questão. ::::_



Atenciosamente,


Dra.Sumpter.

Um comentário:

  1. Oi!Me ajudou sim!
    Principalmente com a conversa que tivemos!
    Obrigada e que vc continue ajudando a muita gente ainda!!!
    Bjus
    Tatiana

    ResponderExcluir

Para Precaver Desentendimentos, O Conselheiro Vida Adverte :

_:::: Devemos esclarecer, que, aquilo que sabemos de vossas questões, são apenas as vossas questões ou qualquer outra informação que nos quiserem dar. Não obtemos qualquer informação privada, antes de as responder. Detalhes geralmente, acabamos apenas por os saber após a resposta a estas perguntas, sendo que por vezes, ela poderá estar errada parcial ou totalmente. ::::_


_:::: Agradecemos que os nossos estimados utilizadores comentem as questões ou enviem-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com - Quando sentirem que algo faltará para dizer ou a resposta não esclarecer de todo a questão. ::::_


_:::: Informamos, que o Conselheiro Vida é um blog que neste momento se encontra a crescer. Pedimos a sua colaboração total! Poderá encontrar-nos sempre, aqui no Blog; Enviar-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com; Ou no IRC - Rede irc.MindForge.org:6667 OU REDE: irc.hub4ever.org:6667 canal: #ConselheiroVida . Agradecemos a sua colaboração e participação ::::_


_:::: Advertimos ainda, que não é autorizada qualquer linguagem imprópria para o blog, canal, ou e-mail. Assim como nenhuma perturbação ao equilíbrio que O Conselheiro Vida dispõe. ::::_