~~~ Pensamentos do Dia~~~

"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Dalai Lama








sábado, 24 de abril de 2010

13ª Questão: Como Ser Um Bom Pai?





Esta questão, é dedicada a Lord_Woodoo e Verdinha, felicitando a ambos uma vida feliz, com a sua nova criança. Do vosso amigo, Falcon.

Com esta dedicação, foi pedido à Dra.Sumpter que respondesse à pergunta.



Caros amigos, Que hoje constroem a geração futura,


Eis uma questão que acaba por nos afectar a um determinado ponto da nossa vida. Pois um dia tivemos pais, que para uns, foram o símbolo do verdadeiro amor incondicional, e para outros, é como se nunca existissem.


É, sem dúvida, um desafio. Principalmente nos dias de hoje, e com a evolução da nossa era.

É necessário a Responsabilidade, a Confiança, a Organização, a Partilha, e enfrentar com louvor todos os obstáculos.


Todos nós, que somos filhos, vivência-mos experiências diferentes.

Ao longo da nossa idade, e da nossa experiência pessoal, damos a "razão" aos nossos pais, quando uns anos mais cedo, a retiramos de todas as possíveis maneiras.

Pois esquecemos-nos que um dia foram eles os filhos, e hoje são eles os pais.

Cada família tem, e vive, conforme a sua educação. Não devemos, culpar um pai, por nos dar uma bofetada na face, por algo errado que tenhamos ou não feito. Pois foi essa a educação que esse pai obteve quando ainda era filho, e acha que deste modo, é o correcto de criar uma criança. Ainda que no passado achasse este gesto imprudente, e se revoltasse, acabou por concordar, que em mais velho não se revelou "assim tão mau".

É este pensamento, que muitos pais mantêm na sua cabeça e recorrem.

É como um "auxiliador de memória" pois revivem os seus tempos de infância e pensam "O que o meu pai faria?", dando-lhes assim uma oportunidade de agir identicamente ou modificar.

É, na modificação que prevalecemos. E pelo motivo de os tempos serem diferentes, de certo devemos modificar. Mas devemos ter Cautela nessa modificação, pois poderá tornar-se desagradável. Uma bofetada à 60 anos, era sinal de respeito. Nos dias que decorrem, é uma falta de respeito.


É deste modo que devemos pensar e agir.


Mas enfim, começando pelo inicio, aqui vão umas pequenas dicas, de certo não chegarão para o satisfazer, mas poderão dar uma ajudinha nos momentos decisivos de cuidar de uma criança:


- A Responsabilidade:

* Quem é pai, deve ter a responsabilidade de o ser. E de o assumir. Deve ter em mente que a partir do momento em que uma criança nasce ao mundo, deve estar presente, pois será o seu modelo logo de inicio. A partir do ponto que esta responsabilidade falhar, o seu modelo estará a degradar-se. Perturbando assim o bom funcionamento de relação pai-filho. Pois deve ser sempre necessária a verdadeira confiança. E não há nada pior do que falhar nisso.

Lógico que nem tudo na vida é fácil, e teremos de nos ausentar para trabalhar, ou faltar a um baile ou jogo de futebol dos nossos filhos. Rompendo assim uma promessa.

Mas deverá haver compensação. E, ter claro na mente, que essa compensação nunca na vida deve ser feita através de presentes materiais. A confiança não se reconstroi a partir de algo material.



Tudo isto leva-nos ao nosso próximo ponto:


- A Confiança:

* Nasce no primeiro dia e degrada-se ou aumenta ao longo dos anos. Devemos manter em mente as nossas promessas em relação aos nossos filhos, mesmo não tendo tempo ou não tendo vontade.

À que fazer sacrifícios. E são esses sacrifícios que nos devolvem frutos.

É algo que não deve ser quebrado, mas se o for, é importante reconstituí-lo. E como disse, é difícil fazê-lo através de bens materiais. Pelo que deverá optar por uma decisão sábia quando o fizer.

A Confiança numa relação pai-filho, deve ser tão importante quanto todo o resto. É importante obtermos a transparência do nosso filho, e dar lhe a entender que pode confiar em nós perante tudo o que enfrentar na vida.

Leva-nos a dois sub-pontos:

** O Respeito - Não deve ser imprudente ao ponto de querer transmitir uma face de 100% respeito ao seu filho, sendo duro com ele. Mas sim, de modo sábio. Como mostrando factos que comprovem os seus argumentos.

Por exemplo: "Filho, nunca te atires a um poço", falando-lhe calmamente e não ralhando com ele, pois por vezes, ainda que possa pensar o contrário, o falar-lhe calmamente demonstrará mais receio na sua voz, do que se estiver a gritar e a exaltar-se. Como diz o ditado "O fruto proibido é o mais apetecido". Uma boa forma de mostrar que esta acção é perigosa, é atirando um pouco de barro, ou uma pedra mole, fazendo ver ao seu filho de que mesmo sem chegar ao fundo do poço, já se degradou. E poderá acontecer muito pior com ele.


** A Educação - O modo como educamos os nossos filhos, aos nossos olhos poderá ser prudente, e aos olhos de outras pessoas exactamente o oposto. E vice-versa.

É importante reflectir antes de agir. Lembrar-se do que os nossos pais nos faziam e não pensar consigo mesmo "Não foi assim tão mau" , e tornar a educação "Muito melhor". É preciso ter cautela do modo como procede. Pense, e repense. Veja mais do que todos os lados, e importante, não se exalte. Lembre-se que a calma, é a nossa melhor companhia, para esta, e para qualquer uma decisão que enfrentemos no futuro. Recorde-se do que viveu no passado, e use o exemplo no presente e no futuro. Sem dúvida é uma decisão sábia. Recorde-se de como era quando era criança, e do que não gostava, ou gostava. De que modo preferia que o seu pai tivesse reagido na altura. Seja, compreensivo.


- A Organização:

* É importante a organização tanto na nossa vida, nas nossas relações e na nossa casa. Se efectuar este procedimento desde idade tenra, no futuro não terá tantos problemas. E mais uma vez, será calmamente que o deverá fazer. E sabiamente. As crianças são muito influenciadas em idade tenra. E mais um ditado nos diz "É de pequenino, que se torce o pepino". Ou seja, é de pequeno que se aprende. Se ensinar de modo lógico ao seu filho que a boa organização nos trás coisas boas, ele o fará, feliz.

Um bom modo de o dizer, é sorrindo. Mostrando que é algo que com pouco esforço se faz, e mais, deve ser feito.

Desde idade tenra, poderemos pedir aos nossos rebentos, que arrumem seus brinquedos, antes de irem brincar com um outro, ou jantar, ou ir sair à rua.

A Organização, deve começar em si. Só assim poderá demonstrar da melhor maneira ao seu filho como ela será útil.

Um trabalho, feito entre dois pais, seria dividir de modo sábio as tarefas. Onde cada 1 fosse melhor em algo e o outro pior, ou dividindo-as num quadro, se assim o ajudar. Por exemplo: Numa folha de papel teria escrito: Limpar o pó, varrer o chão, lavar a loiça, arrumar a cama, onde à frente de cada uma das tarefas dispunha de um quadrinho, que o ajudaria a organizar-se sendo que no fim de todas estas tarefas nada faltaria.

A boa organização nas nossas relações/vidas, faz-nos gerir bem o tempo. Mais tempo livre, mais tempo de valor com aqueles que ama.


- A Partilha:

* É importante manter em mente a partilha de nossas acções, do que fizemos no nosso dia, partilha de tarefas, partilha de carinhos, de preocupações, de mágoas, e de tudo o que enfrentamos na nossa vida. Tirando assim muitas vezes o peso que temos nos ombros, e aliviando a pressão que poderia exercer sobre a sua criança que nada teve culpa do dia terrível de trabalho que possa ter tido.

Existe um círculo vicioso - Patrão discute com o empregado, empregado discute com o funcionário, funcionário discute com o colega, colega discute com o amigo, amigo discute com a namorada, namorada discute com a melhor amiga, melhor amiga discute com o marido, marido discute com o filho, filho discute com a avó, e no fim a avó conforta este sofrimento.

É um ciclo vicioso, protegido pelos mais sábios, que conseguem enfrentar a situação com calma, não se deixando afectar, pois já viveram no tempo em que foram eles que massavam a cabeça aos presentes.


- Enfrentar os Obstáculos com Louvor:

* CALMA - É sem dúvida a palavra-chave. Com calma tudo se resolve, e com cabeça fria principalmente. Mais um ditado "Rápido e bem, à pouco quem". Por isso, antes calmo, e bem, e muitos, que poucos. :)

Tenha cuidado para não mimar demasiado a sua criança, poderá ficar mal-habituada. Seja prudente. E cauteloso, nunca faltando, mas nunca exagerando.



Ser pai é sem dúvida uma decisão de responsabilidade, de confiança, de respeito, de partilha, de obstáculos, de organização e de educação passada de gerações por gerações sofrendo as suas modificações ao longo da vida.


Ninguém disse, que seria fácil.


Mas também, nunca ninguém disse, que seria impossível ;) .




Apenas:




Recorde-se: Vai haver muitas alturas na sua vida que não saberá o que fazer para obter a felicidade do seu filho. Mais importante do que agir, lembre-se, oiça. E pense. Seja sábio ;)



- Espero ter esclarecido em parte a vossa questão, e deste modo agradecer-vos a vossa presença neste blog, e a confiança prestada.



Agradeço imenso a todos aqueles que me têm vindo a acompanhar e não me têm deixado desistir.

Obrigada.




Atenciosamente,


Dra. Sumpter.

Um comentário:

  1. Ser Pai acima de tudo é uma dádiva de Deus, poder ensinar desde o começo da vida aquele serzinho que esta ali do seu lado, dando carinho e amor em cada passo de sua vida, não existe maior prova de amor que um pai pode dar ao seu filho do que simplesmente olhar pra carinha do filho e dizer: Filho eu te amo!

    ResponderExcluir

Para Precaver Desentendimentos, O Conselheiro Vida Adverte :

_:::: Devemos esclarecer, que, aquilo que sabemos de vossas questões, são apenas as vossas questões ou qualquer outra informação que nos quiserem dar. Não obtemos qualquer informação privada, antes de as responder. Detalhes geralmente, acabamos apenas por os saber após a resposta a estas perguntas, sendo que por vezes, ela poderá estar errada parcial ou totalmente. ::::_


_:::: Agradecemos que os nossos estimados utilizadores comentem as questões ou enviem-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com - Quando sentirem que algo faltará para dizer ou a resposta não esclarecer de todo a questão. ::::_


_:::: Informamos, que o Conselheiro Vida é um blog que neste momento se encontra a crescer. Pedimos a sua colaboração total! Poderá encontrar-nos sempre, aqui no Blog; Enviar-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com; Ou no IRC - Rede irc.MindForge.org:6667 OU REDE: irc.hub4ever.org:6667 canal: #ConselheiroVida . Agradecemos a sua colaboração e participação ::::_


_:::: Advertimos ainda, que não é autorizada qualquer linguagem imprópria para o blog, canal, ou e-mail. Assim como nenhuma perturbação ao equilíbrio que O Conselheiro Vida dispõe. ::::_