~~~ Pensamentos do Dia~~~

"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Dalai Lama








quinta-feira, 15 de abril de 2010

12ª Questão: Como Lidar Com a Preguiça?




Esta pergunta foi feita pelo usuário Ethereal. Obrigada pela sua participação Ethereal, a Dra. Sumpter responderá à sua pergunta.



Caro Ethereal,


Realmente, a preguiça é um estado de espírito um tanto ou quanto enganoso e complicado.


Enganoso, pois apenas existe quando é, existente também, a falta de experiência. Que tipo de falta de experiência falo? Já lá chegaremos.


Complicado, pois se não for contornado, poderá se tornar um problema, e, ainda, um problema grave.


Voltando um pouco atrás, porque seria falta de experiência, a preguiça?

Basta pensar naquilo, que uma pessoa presente neste estado de espírito desconhece. Falo, por exemplo, em não só conhecer a cultura geral e geográfica (outros países, outras pessoas, outros modos de vida, outra qualidade de vida, etc) mas como não viver estas experiências.

Uma pessoa que nunca tenha experimentado tais vivências nunca terá vontade de um dia se levantar, e viajar e correr mundo, pronto para conhecer outras experiências, uma vez que, não sabe o sentimento que este conhecimento gere.


Este conhecimento gere um sentimento encorajador, gere adrenalina, gere principalmente vontade. Pois são elas que tornam os nossos dias de vida, e todos estes momentos únicos, e com vontade de cada vez recordar mais e por sua vez, viver mais.


Uma pessoa deve ter, aquilo de que eu chamo, um "arrebitar" para a vida.


Deve acordar, de uma vez por todas, desse estado sonolento que a preguiça nos proporciona.


Mas existe uma pequena situação......... COMO ????


Primeiro que tudo, calma. Muita calma. Não é de um dia para o outro que vamos encontrar aquilo que nos "arrebita" e nos acorda.

Mas, também não é parados, e deixar a preguiça levar avante, que vamos encontrar uma solução para o nosso problema.


É preciso haver vontade de viver.

Estar sozinho, é bom. Mas também pode ser avassalador. Muito tempo sozinho deixa-nos habituados. E um dia, não quereremos nada mais, do que estarmos sozinhos.

Perde-se então, a vontade de viver.

Para ter vontade de viver, precisa de haver procura, precisa-se de ser um difícil desistente. Não desistir de viver, não desistir de correr o mundo. Levantar. O dia começa, e a vida recomeça. É preciso ser forte, para resistir à tentação que a preguiça nos oferece, e ter sempre para connosco, na nossa mente, o forte pensamento de querer continuar "Sempre, sempre, sempre e sempre".


Assim como por vezes, muitos casais discutem sem querer, e precisam se mentalizar de nunca mais dizer tais coisas; Uma pessoa preguiçosa, precisa se mentalizar deixar de o ser.


Num dos nossos "Recorde-se" já foi dito... O sentimento é que nos faz andar. E também a nossa vontade de viver é aquilo que nos faz levantar, todos os dias.

Se continuamos a levantar-nos todos os dias, então a vontade de viver não está assim tão escondida. Ainda existe esse sentimento. Então ainda não está totalmente perdido. Apenas uma parte. E é essa parte que temos de acordar.


Por vezes, é preciso acontecer situações graves, para que "arrebitemos". Por vezes apenas quando um filho fica gravemente doente, ou tem um acidente grave, que uma mãe dá a atenção necessária e lamenta todo aquele tempo que esteve "fora".

Outras, simplesmente acaba por acontecer, acordar um dia, e tudo parecer diferente. E querermos com isso, mudar.

No entanto, como muitas outras situações, por vezes perdemos aquele "arrebitar" e voltamos à estaca zero.


Mas não é por tal coisa ter acontecido que deveremos deixar tudo de lado. Não senhor. Já foi dito, e mais uma vez repito. DEVE-SE ser um DIFÍCIL desistente.


Não desistir.

E ter isso sempre em mente.


Não deixar que a preguiça se torne um problema, contornando essa situação.


Existe dois tipos de pessoas nesta situação:

- As Faladoras;

- Os Realizadores.


- As Faladoras, são as que normalmente convivemos. As que falam, falam, falam que fazem, e no fim, acaba por ser apenas conversa e não fazem nem hoje, nem nunca.

- Os Realizadores, são aquelas que hajam, hajam de verdade, e que por isso, marcam a nossa vida.



A pergunta é:

Que tipo de pessoa você é?


Fala? Realiza?


- Diariamente somos, e temos ódio por o ser, pessoas Faladoras. Falamos e não Realizamos. Não hajamos.


SEJA REALIZADOR, no mínimo, de si próprio.


Haja perante a sua vida. Mude a sua vida. Marque a sua vida, e marque os outros à sua volta com a sua diferença. Haja, faça, algo verdadeiramente, por si.


Lembre-se...


Ou melhor..




Recorde-se: A vida é curta demais para a desperdiçarmos. Levante. Comece, e recomece. Não desista. Não há melhor que nós próprios.



- Espero ter esclarecido a sua duvida, caro Ethereal, mais uma vez obrigada pela sua participação.



Atenciosamente,


Dra.Sumpter.

4 comentários:

  1. Mais uma vez obrigado pela completa e interessante resposta,YOSH! estou a ferver! eu sou um dificil desistente, ainda existem sonhos que quero realizar nesta vida.

    ARIGATOU GOZAIMASU!! _O_O_

    ResponderExcluir
  2. Para lidar com a preguiça é muito dificil, pois a preguiça está no subconciente e muitas vezes é preciso muita força de vontade para poder superá-la, ou entao um banho de água fria pra poder espantá-la as vezes funciona muito bemmm... rssss e por muitas vezes faço isso :)

    ResponderExcluir
  3. falou e disse!!!
    estava precisando deum conselho desse

    ResponderExcluir
  4. Esse texto está simplesmente incrível, adoro esse tipo de leitura!!! Divulgue-se mais, você escreve textos perfeitos.
    Obrigada pela inspiração

    ResponderExcluir

Para Precaver Desentendimentos, O Conselheiro Vida Adverte :

_:::: Devemos esclarecer, que, aquilo que sabemos de vossas questões, são apenas as vossas questões ou qualquer outra informação que nos quiserem dar. Não obtemos qualquer informação privada, antes de as responder. Detalhes geralmente, acabamos apenas por os saber após a resposta a estas perguntas, sendo que por vezes, ela poderá estar errada parcial ou totalmente. ::::_


_:::: Agradecemos que os nossos estimados utilizadores comentem as questões ou enviem-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com - Quando sentirem que algo faltará para dizer ou a resposta não esclarecer de todo a questão. ::::_


_:::: Informamos, que o Conselheiro Vida é um blog que neste momento se encontra a crescer. Pedimos a sua colaboração total! Poderá encontrar-nos sempre, aqui no Blog; Enviar-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com; Ou no IRC - Rede irc.MindForge.org:6667 OU REDE: irc.hub4ever.org:6667 canal: #ConselheiroVida . Agradecemos a sua colaboração e participação ::::_


_:::: Advertimos ainda, que não é autorizada qualquer linguagem imprópria para o blog, canal, ou e-mail. Assim como nenhuma perturbação ao equilíbrio que O Conselheiro Vida dispõe. ::::_