~~~ Pensamentos do Dia~~~

"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Dalai Lama








quarta-feira, 14 de abril de 2010

11ª Questão: Como Se Livrar De Pessoas Cínicas e Falsas?

Esta pergunta foi feita pela usuária VampiraTaty, obrigada pela sua participação VampiraTaty, a Dra.Sumpter responderá à sua pergunta.



Cara VampiraTaty,


Infelizmente, a inveja, mesmo sendo um sentimento muito feio, nós não nos livramos dela facilmente.

Existirão sempre aquelas pessoas traiçoeiras na nossa vida, que por frente se fazem de amigas, e por trás, são do pior!

Já diz o velho ditado "Amigo disfarçado, inimigo dobrado" ou, "Amigos, são amigos, que ainda não entraram em guerra".

Hoje em dia é tão difícil encontrar um amigo em quem realmente possamos contar quanto encontrar agulhas em palheiro.


Pessoalmente, deparo-me com esse tipo de situação todos os dias.


E é então, que nos surge a pergunta "Confiar, ou não confiar? Eis a questão".


Sugiro que, a modos a evitar os seus inimigos (ou claro, pessoas desta natureza que pessoalmente você não suporta), tente, então, criar um escudo pessoal.

Um escudo natural feito por si. Para separar esse tipo de pessoas do seu dia-a-dia. Tenha atenção com o escudo que escolhe, pois ninguém é suficientemente rico que não possa confiar, ou pobre para que não seja confiado.

O seu escudo terá de ser suficientemente forte para antever esse tipo de feitio por parte de uma pessoa, e suficientemente fraco, para deixar se influenciar por outras pessoas.

Pois por vezes, ainda que inconscientemente, ao formar um escudo, que lhe proteja de dar confiança, você não só a tira a pessoas que não a merecem, como aqueles que a merecem.


E não convém isso acontecer, ou, como visto nas nossas questões, difícil será amar uma pessoa, e não confiar nela.


Seja perspicaz. E tenha em atenção o modo de reagir dessa pessoa. Histórias que essa pessoa poderá contar. Características, que, uma pessoa desta natureza transmite sempre.

Por exemplo: Uma pessoa que constantemente fale de outras pessoas, não propriamente da maneira mais positiva, seria um indício de que algo lhe estaria a colocar contra essa outra personagem.

No entanto, imagine-se, que você vai dar uma volta a caminho do mercado, e passa precisamente por essa personagem que estava a ser falada negativamente, e na companhia, surpreendentemente, da mesma pessoa que lhe disse a Si tais coisas.


Seria duvidoso. E algo usual de uma pessoa desta natureza.



Pessoas assim, cínicas, e falsas, mais uma vez, poderão ser mal compreendidas. Algumas não o fazem de propósito, e acredito que as que o fazem, não o fazem conscientemente. Mais uma vez, antevê do passado que viveram, e que as alteraram ao longo do seu percurso, sendo que desta maneira, acabou por se tornar a sua própria protecção para se protegerem de pessoas que eventualmente as magoam, sendo que assim, magoam elas.


Darei lhe um exemplo de escudo pessoal de um amigo próximo:


- Este meu amigo, sempre se dá bem com todas as pessoas, e tenta fazer com que não lhes falte nada, mas nunca, exageradamente. E, se de algum modo existe um abuso, ele deixa claro a sua posição. No entanto, nunca se ouve ele, a falar da sua vida pessoal, ou a transmitir termos pessoais dos seus pensamentos, modo como se sente, família, ou trabalho. Nada de nada. Apenas o faz, para pessoas conhecidas e em que tem 100% de confiança pois já convive com elas há muito tempo.


Outro exemplo de escudo pessoal, neste caso meu (Aparentemente não muito eficaz, pois contínuo a ser surpreendentemente "chutada"):

- Eu começo, por conhecer as pessoas, e confiar nelas a 100%. E, mediante aquilo que vejo, e sinto, a minha confiança decresce. Deste modo, começo por dar o melhor (exageradamente) às pessoas quando acabo de as conhecer. E, dependente da sua reacção, a minha confiança ou mantém, ou decresce. Não é muito eficaz, pois acabo por sempre dar o meu melhor, e receber o pior em troca. Talvez não saiba gerir o meu escudo pessoal muito bem, acho que com o tempo, o aperfeiçoarei!


O meu conselho para si, é este.

Aprenda de que forma se manter longe do tipo de pessoas que sempre lhe repugnam, magoam, e lhe fazem sentir de forma deprimida ou triste.

Afaste-se de tristezas, pois a nossa vida é só uma, e deveremos vive-la feliz, mas não tanto......... Pois tanto mel, também enjoa. ;)


Apenas mais uma vez,



Recorde-se: "A conselho de amigo, não feche o postigo (pestana)".



- Espero ter esclarecido a sua duvida, cara VampiraTaty, mais uma vez obrigada pela sua participação.



Atenciosamente,


Dra.Sumpter.

6 comentários:

  1. Para se livrar de pessoas falsas, simplesmente as ignore, pois ela irá se tocar e não mais chegará perto de vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada minha Dra preferida! Adorei a resposta, Me atendeu sim, infelizmente existem pessoas assim, que nao conseguem ver a felicidade do proximo,e como nao basta-se simulam uma "Simpatia" pela outra na qual nao existe. Mas tem uma musica que eu adoro que diz "O mundo da voltas".Essas pessoas, acho que nunca são felizes completamente.
    Bjus de sua fã!
    Taty

    ResponderExcluir
  3. Lol grande contexto como sempre, essa e exactamente uma das minhas formas de lidar com pessoas deste estilo "escudo pessoal" mas este escudo muitas vezes magoa muito quem ja e proximo a nos.... e esse e o meu obvio pessoal e este escudo.. mas infelizmente as vezes e necessário

    ResponderExcluir
  4. Vou me casar, mas agora vejo que meu futuro marido na verdade só quer uma família falsa pra sociedade. Assim ele tem a vida paralela, ele eh bi ou eh realmente gay mas nao quer assumir! E agora? Eu o amo demais, sei que seria muito feliz se não fosse essa vida paralela dele. Ha chances dele ser somente meu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há chance sim se acontecer um milagre, se fosse você e não quisesse levar uma vida de sofrimento, e em um triangulo ou quarteto amoroso, partia para outra. amor vem do coracao, e o coração nos prega peças, pelo que vejo você mesma já entendeu que dificilmente ser será feliz nesse relacionamento, mas milagres acontecem! boa sorte e seja feliz

      Excluir
  5. Tudo isso faz sentido. O caso da pessoa que pretende casar-se com um cara "bi" é furada. Ilusão. Parta para outra ou tu terás teoricamente e subsequentemente sério problemas, poderá até contrair doenças sexualmente transmissíveis. Mas enfim, minha família, bando de interesseiros bundas moles, fofoqueiros e enxeridos. Basta, sem papo, sem atenção, nada de blá blá blá, tempo? só para aqueles com interesses mútuos. Sejamos curto, diretos, pragmáticos e objetivos. Aquilo que li acima é perfeito, fale o menos possível de sua vida pessoal, preserve-a e evite redes sociais. Pronto, não tem mistério, esse escudo ai ai precisa ser IMPERMEÁVEL e por vezes BLINDADO. Dê atenção apanas para aqueles que merecem por reciprocidade e laços sanguíneos não quer dizer nada. Espero ter contribuído, abraço à todos aqui.

    ResponderExcluir

Para Precaver Desentendimentos, O Conselheiro Vida Adverte :

_:::: Devemos esclarecer, que, aquilo que sabemos de vossas questões, são apenas as vossas questões ou qualquer outra informação que nos quiserem dar. Não obtemos qualquer informação privada, antes de as responder. Detalhes geralmente, acabamos apenas por os saber após a resposta a estas perguntas, sendo que por vezes, ela poderá estar errada parcial ou totalmente. ::::_


_:::: Agradecemos que os nossos estimados utilizadores comentem as questões ou enviem-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com - Quando sentirem que algo faltará para dizer ou a resposta não esclarecer de todo a questão. ::::_


_:::: Informamos, que o Conselheiro Vida é um blog que neste momento se encontra a crescer. Pedimos a sua colaboração total! Poderá encontrar-nos sempre, aqui no Blog; Enviar-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com; Ou no IRC - Rede irc.MindForge.org:6667 OU REDE: irc.hub4ever.org:6667 canal: #ConselheiroVida . Agradecemos a sua colaboração e participação ::::_


_:::: Advertimos ainda, que não é autorizada qualquer linguagem imprópria para o blog, canal, ou e-mail. Assim como nenhuma perturbação ao equilíbrio que O Conselheiro Vida dispõe. ::::_