~~~ Pensamentos do Dia~~~

"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Dalai Lama








sexta-feira, 17 de maio de 2013

20ª Questão: Qual é o sentido da vida? Porque nos muniram desse sentimento que é o Amor?

Questão Completa: Qual é o sentido da vida? O que vimos cá fazer entre o momento em que nascemos e aquele em que falecemos? Porque nos muniram desse sentimento que é o Amor?



Esta pergunta foi feita pelo leitor Giuseppe Pietrini. Obrigada pela sua participação, a Dra. Sumpter responderá à sua pergunta.


Caro Giuseppe Pietrini,


Seria ambicioso da minha parte pretender aqui justificar a vida. Ou mesmo explicar o amor.

O que posso fazer, aliás, o que vou fazer, é partilhar da minha opinião pessoal e dividi-la com os leitores.

Vou debater um conjunto de pensamentos que me cruzem a cabeça pois é isso que faço, falo com honestidade e franqueza quando me declaro sobre qualquer assunto.

São sem dúvida alguma, interessantes as questões que impõe, Sr. Pietrini.

Mas a verdade é que se possuísse aquela que dizem ser a verdade da vida provavelmente não haveria razão para eu continuar a viver.

Reservo-me ao direito de pensar que enquanto a vida dá luta, enquanto a vida, nos , a incógnita e que nos Obriga a recolher diariamente todos os tornados e os vulcões, (como disse antes sob a letra de Raul Seixas, "o Vinagre e o Vinho" ), enquanto tenho forma de saborear o amargo sabor do fel de cada uma destas experiências e recolher/aprender/crescer com a mensagem que cada uma me pretendeu transmitir. 

Acredito que me subdesenvolvo tanto como carácter como Pessoa que sou.

O sentido da vida é ela não ter sentido.

Não faz qualquer sentido querermos justificá-la

Nós sabemos que cada vez que nos colocamos numa situação inquestionável, Há sempre um ser inigualávelmente capaz de chegar lá e Questionar.

Enquanto todos pensaram no Não, "foi lá um" que disse o Sim.

Eu poderia aqui salienter N exemplos mas declaro qualquer leitor capacitado para esse efeito. 

Quantas vezes ateimamos no NÃO, até que alguém disse SIM, nós insistimos com o NÃO mas o SIM tinha razão?

Justificar a vida seria como justificar porque é que as pessoas bocejam, quando vêm outras a bocejar.

Não tem uma solução cientificamente e analiticamente provada. Mas eu tenho milhares de exemplos na vida real que me provam ser verídico.

Agora, não estamos a tentar provar a veracidade da própria Vida em si, mas a tentar justificar o seu sentido - mas a algo que não temos resposta cientifica ou analítica, cabe-nos recolher o que para nós é verídico e transformar essas razões no sentido que cria a Vida.

Eu gosto de desafiar a vida e embora o faça, muitas vezes é a vida que me desafia.

Neste momento na minha vida pessoal encontro-me a debater sobre como juntar o "valorizar o que temos" com o "ser insatisfeito por natureza, descontente é ser homem".

Eu também me questiono , aliás todos o fazemos. É essa a parte interessante da vida, e o não nos cansarmos de nos debatermos com nós próprios faz parte. Faz parte valorizar cada experiência e aprender com ela.

Eu não sei o motivo pelo qual nasci. Mas o que faço é debater essa opinião partilhá-la e mais importante (sigo como filosofia de vida) - o pesar da balança - os dois lados. 1 e o Outro.

Questiono-me como todas as pessoas sob os demais motivos, muitas vezes não encontro resposta mas não saio frustrada para a encontrar.

A seu tempo eu vou aprender a lidar com as situações que para já ainda desconheço, a realçar meu valor enquanto Humana, e no pesar dos dois lados da balança, dando o benefício da dúvida.

Muitas vezes aquilo que tomo por certo torna-se errado. O que sei hoje não sei amanhã e não soube ontem. O desenvolvimento da nossa vida, o Porquê da nossa vida reside no que fazemos e no sentido que lhe damos.

Há algo que temos certo, isso, é a Morte.

Mas há algo que não temos certo, mas que deveríamos ter certo, isso é a Vida. 

Agora vocês questionam, a vida? A vida não podemos ter por certo já que a uma determinada Hora ela nos é retirada pela Morte.

Errado.

A vida é aquilo que vivência-mos diariamente e como já disse Dalai Lama "Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver." 

Ou ainda, 

"A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar, 'Como sou inútil e fraco'. É essencial pensar poderosa e firmemente, 'Eu consigo', sem ostentação ou preocupação. "

Ou ainda,

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

- Ninguém falou que seria fácil cruzar as etapas da nossa vida, os desafios e obstáculos que nos atravessam (O tal Vinagre e o Vinho) -  Fazem o maior ganho em conhecimento e experiência.

---

Dando importância a parte desta questão, fomos realmente munidos pelo amor? 

Munir: Prover de tudo que é necessário para a defesa.

O AMOR é muitas vezes subestimado. Ele não é fraco e oprimido. Ele é Livre e Transversal. Ele não é imerso e redondo, ele é Submerso e Universal.

As pessoas aprenderam a desenvolver Medo pelo Amor. Fomos sim defendidos pelo Amor ou quantas vezes já teremos ouvido "Sozinho é que estás bem" - "Casamento é Prisão" - "Os Homens, dizem elas, são todos iguais" - etc ?

Mas por isso é que nos desenvolvemos com as nossas próprias experiências e erros e aprendemos a valorizar o que nos rodeia o que tivemos e o que temos e o que gostaríamos de vir a ter.

Mas é sem dúvida errado pensar no que tivemos ou no que poderíamos vir a ter.

Vale a pena pensar no que temos agora, e no que queremos ter.

Diz mais uma vez o grande sábio:

"Ame profunda, liberal e passionalmente  Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente."

O Amor é aquilo que o Amor nos trás - Liberdade, Paixão, Serenidade, Totalidade, Compreensão, poderia continuar Horas a fio...

Ao contrário do comum dizer da "Dor, Ódio, etc" - A verdade é que acredito que somos pessoas Fortes. Ambíguas. Descontentes* mas Felizes, Autodidactas, Altruístas, e por isso acredito que todos estes sentimentos e muitos outros que nos fortalecem superam com facilidade a mágoa deixada para trás.

---

* # Descontentes faz referência a Fernando Pessoa já citando anteriormente nas nossas respostas "ser descontente é ser Homem" não ficar satisfeito com o que se tem e procurar o que nos motiva realmente - Sendo que "mas Felizes" faz representar a nossa Felicidade.

---

Não Há, Ninguém, como nós próprios. Aprender a compreender o sentido da vida não há outra maneira senão vivência-la. 

Não é preciso perguntar porque vivemos ou porque cá estamos, estamos a nosso tempo de valorizar aquilo que nos é importante Hoje.

O Hoje deverá ser Imposto a nós próprios como modo de vivência extraordinária.

Superar-nos a nós próprios faz parte dessa imensidão que é VIDA.


Recorde-se: A Vida Não deverá ser banalizada ou questionada, mas vivida, saboreada, realçada, de forma expontanea, liberal e de modo desafiante que nos faça vibrar e dar continuidade aquilo que nos é precioso e que de momento banalizamos tanto.


- Esperto ter ajudado na sua dúvida, caro Giuseppe Pietrini. Mais uma vez Obrigada pela sua Participação.

Atenciosamente,

Dra. Sumpter.

Um comentário:

  1. Cara Dra. Sumpter,

    A sra. ajudou na minha dúvida, sim, pelo que lhe agradeço encarecidamente. Graças a si esta minha dúvida existencial aumentou exponencionalmente. As suas palavras são um doping fortísimo para o meu pensamento.

    Para já, vou retirar esta expontânea máxima daquilo que me disse: não páres no carreiro, formiguinha, e continua a andar.

    Outras máximas talvez venha a retirar, depois de uma digestão mais demorada. A sra. não se poupa a esforços na cozinha!... Sinto-me lisonjeado por de algum modo ter merecido o seu empenho.

    Obrigado, Dra.
    Muito obrigado, mesmo.
    Giuseppe
    O meu blog
    O meu facebook

    ResponderExcluir

Para Precaver Desentendimentos, O Conselheiro Vida Adverte :

_:::: Devemos esclarecer, que, aquilo que sabemos de vossas questões, são apenas as vossas questões ou qualquer outra informação que nos quiserem dar. Não obtemos qualquer informação privada, antes de as responder. Detalhes geralmente, acabamos apenas por os saber após a resposta a estas perguntas, sendo que por vezes, ela poderá estar errada parcial ou totalmente. ::::_


_:::: Agradecemos que os nossos estimados utilizadores comentem as questões ou enviem-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com - Quando sentirem que algo faltará para dizer ou a resposta não esclarecer de todo a questão. ::::_


_:::: Informamos, que o Conselheiro Vida é um blog que neste momento se encontra a crescer. Pedimos a sua colaboração total! Poderá encontrar-nos sempre, aqui no Blog; Enviar-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com; Ou no IRC - Rede irc.MindForge.org:6667 OU REDE: irc.hub4ever.org:6667 canal: #ConselheiroVida . Agradecemos a sua colaboração e participação ::::_


_:::: Advertimos ainda, que não é autorizada qualquer linguagem imprópria para o blog, canal, ou e-mail. Assim como nenhuma perturbação ao equilíbrio que O Conselheiro Vida dispõe. ::::_