~~~ Pensamentos do Dia~~~

"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Dalai Lama








domingo, 22 de agosto de 2010

14ª Questão: É Possível Escolher Quem se Ama?




Esta pergunta foi feita pelo usuário Paulo de Carvalho. Obrigada pela sua participação Paulo de Carvalho, a Dra.Sumpter responderá à sua pergunta.



Caro Paulo de Carvalho,


No fundo, depende do modo em como vemos as coisas. E também da vontade de contrariar o nosso coração e levar a mente avante .


O amor é algo muito difícil de definir. Até a ciência determina mais que um tipo de amor.

Calculo que, não há modo de escolher por quem nos apaixonamos, quem desejamos, quem faz o nosso coração bater mais depressa. Dúvido que essa, seja uma escolha nossa.

Mas podemos também, aprender a amar uma determinada pessoa.

Se chamar isso de "escolher" então sim, é possível.


Imagine-se na seguinte situação:

- Existe uma pessoa do qual lhe quer muito bem. Está sempre do seu lado. Nunca lhe abandonou. Você já a recusou várias vezes e ainda assim? Ela encontra-se lá. Essa pessoa está lá para si. Todos os momentos da sua vida. Da-lhe explicações. Faz-lhe sentir-se bem.

No entanto, essa pessoa não é quem lhe faz ficar a pensar nela 24 horas por cada 7 dias. Não é essa pessoa que o faz sentir a "levitar" . Não é essa pessoa que faz o seu coração bater mais depressa fazendo-se sentir e ver-se. Não é essa pessoa que o deixa com um calor que lhe percorre por todo o corpo, que lhe deixa "borboletas" no estômago.

Ou seja, não é essa a pessoa pelo qual você se encontra apaixonado. Sem dúvida que contínua a gostar dessa pessoa e essa pessoa lhe é muito querida, mas no entanto falta-lhe todo esse toque mágico que o faz acordar todos os dias com um sorriso.


Agora, vamos imaginar, que a pessoa que lhe faz sentir tudo isso e muito mais, é uma pessoa que já lhe tem vindo a magoar várias vezes.

Alguém que não lhe é boa companhia. Que o vai levando por "caminhos" diferentes e questionáveis, alguém que não lhe quer de todo bem. E que já o tenha deixado claro muito mais que uma vez.

Decerto que você não escolheu apaixonar-se por ela. Mas, poderá contrariar-se a si próprio levando a sua mente avante, entendendo que esse, não é o melhor caminho prosseguir nem a pessoa com quem quer estar.

E, com esta situação, até gostaria de dar uma oportunidade a quem está do seu lado. Contrariando o seu coração, agindo com a sua mente.


Por vezes não dá resultado. Mas se aprender a amar quem está do seu lado, talvez dê.

Tudo depende da sua força de vontade para tal.


Vai descobrir, que essa pessoa que sempre esteve do seu lado tem muito mais para lhe dar do que apenas o conforto, o carinho.

Irá lhe fazer sentir seguro, e se aprender a amar cada aspecto que existe nela, quem sabe não encontra o que anda à procura?.


Deve começar por conhecê-la melhor. Debater sobre assuntos conjuntos, achar sentimentos e coisas "mútuas" que ambos partilhem do mesmo gosto.


Quem sabe desta forma, não aprende a apaixonar-se e também a amá-la.



Talvez, seja este o modo que se chama de "Escolher Quem se Ama". Você escolheu explorar mais essa pessoa. Escolheu dar-lhe mais uma oportunidade. Talvez também tenha escolhido amá-la.




Recorde-se: Não podemos criar a pessoa ao nosso gosto, nem inventar a nossa cara metade. Mas podemos encontrá-la dentro de alguém que passou por baixo dos nossos olhos e agora simplesmente se encontra muito próximo. Arrisque !




- Espero ter esclarecido a sua duvida, caro Paulo de Carvalho, mais uma vez obrigada pela sua participação.



Atenciosamente,


Dra.Sumpter.

3 comentários:

  1. Quero conhecer alguém que já tenha feito assim e que tenha dado certo. Para ver se isto é mesmo possível.

    ResponderExcluir
  2. Quero conhecer alguém que já tenha feito assim e que tenha dado certo. Para ver se isto é mesmo possível.

    ResponderExcluir

Para Precaver Desentendimentos, O Conselheiro Vida Adverte :

_:::: Devemos esclarecer, que, aquilo que sabemos de vossas questões, são apenas as vossas questões ou qualquer outra informação que nos quiserem dar. Não obtemos qualquer informação privada, antes de as responder. Detalhes geralmente, acabamos apenas por os saber após a resposta a estas perguntas, sendo que por vezes, ela poderá estar errada parcial ou totalmente. ::::_


_:::: Agradecemos que os nossos estimados utilizadores comentem as questões ou enviem-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com - Quando sentirem que algo faltará para dizer ou a resposta não esclarecer de todo a questão. ::::_


_:::: Informamos, que o Conselheiro Vida é um blog que neste momento se encontra a crescer. Pedimos a sua colaboração total! Poderá encontrar-nos sempre, aqui no Blog; Enviar-nos e-mail para HKSumpter@gmail.com; Ou no IRC - Rede irc.MindForge.org:6667 OU REDE: irc.hub4ever.org:6667 canal: #ConselheiroVida . Agradecemos a sua colaboração e participação ::::_


_:::: Advertimos ainda, que não é autorizada qualquer linguagem imprópria para o blog, canal, ou e-mail. Assim como nenhuma perturbação ao equilíbrio que O Conselheiro Vida dispõe. ::::_